Conheça mulheres que se destacam no agronegócio – HARAMAQ

Sertão - RS - Brasil
(54) 3615-4161
PRODUTOS

Conheça nossa linha completa

VÍDEOS

Confira nossos conteúdos

BLOG

24 de outubro de 2018

Conheça mulheres que se destacam no agronegócio

O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira, tido como responsável pelo crescimento do PIB brasileiro em 2017. É também uma área tradicionalmente masculina, mas isso parece estar com os dias contados. Em apenas quatro anos a participação feminina nos cargos de gestão e comando do agronegócio triplicou, indo de 10% em 2013 e a 31% em 2017 (chegando a 42% considerando apenas as grandes propriedades), segundo pesquisa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA).

Para Kellen Severo, jornalista especializada no segmento e apresentadora do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, uma característica comum ao grupo é a busca constante pela inovação e pelo aperfeiçoamento. “O agro ainda é um segmento muito masculino, mais de 65% da população ocupada no setor é formada por homens. As mulheres já entenderam que para fazer a diferença num segmento onde ainda são minoria precisam estar bem preparadas. É isso que nós mulheres estamos fazendo: nos profissionalizando cada vez mais”, explica ela, que acrescenta: “as mulheres de sucesso são pioneiras, atrevidas, buscam aquilo que ainda não foi feito”.

Essa percepção foi confirmada pela pesquisa “Todas as Mulheres do Agronegócio”, realizada em 2017 pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio). Entrevistando profissionais de todas as regiões do Brasil, a pesquisa aponta que 55,5% das mulheres se sentem totalmente preparadas para o trabalho que realizam, o que é visto pela ABAG como positivo, pois é um sinal da constante busca por melhores métodos e resultados.

Quem são as mulheres do agro

A pesquisa “Todas as mulheres do agronegócio”, 59,1% das mulheres são proprietárias de uma propriedade rural e cerca de 54% moram na cidade. Em sua maioria, elas também preocupam-se com a família e esperam que os filhos deem continuidade aos negócios no campo.

Em relação às atividades realizadas, a participação das mulheres cresceu em toda a cadeia produtiva, mas funções como manusear máquinas agrícolas, capinar e dirigir caminhões ainda são entendidas por elas como atividades mais masculinas. O que as mulheres querem é administrar.

 

Suporte Técnico

(54) 3615-4161

Entre em contato conosco






Copyright - Todos os direitos reservados