Novos aplicativos disponíveis para tablets e smartphones são um suporte adicional. Eles melhoram especialmente a tomada de decisão sobre inúmeras práticas envolvendo a produção animal e vegetal. Isto porque apresentam uma série de benefícios, tais como:
Previsão e prevenção – Ajudam a compreender as condições meteorológicas, como secas e inundações, agindo preventivamente na manutenção da qualidade do solo, água e ar.
Identificação e monitoramento – As tecnologias permitem identificar, monitorar e reduzir a incidência de pragas e doenças.
Gerenciamento de recursos – São imprescindíveis no gerenciamento de sofisticados sistemas de irrigação, minimizando desperdícios.
Minimização de perdas – O uso das tecnologias permite a redução da perda de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento. O que inclui as perdas pós-colheita.
Gestão técnica-financeira – Muitas soluções facilitam o gerenciamento técnico-financeiro de propriedades, permitindo ter melhor visão do que ocorre nas áreas de produção, facilitando a visão de entrada e saída de recursos.