O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estabeleceu novas regras para a produção de leite no Brasil. Eles fixaram alguns padrões de identidade e qualidade para a bebida. As mudanças começaram a valer a partir de maio deste ano.
As instruções normativas 76,77 e 78 definem alguns critérios: a IN 76 dedica-se às características e à qualidade do produto na indústria; na 77, são definidos critérios para obtenção de um leite de qualidade e na IN 78, são organizados os critérios que devem ser seguidos nas provas de produção.
Segundo o MAPA, não é permitido que o produto apresente substâncias estranhas na sua composição, como agentes que inibem o crescimento microbiano, neutralizantes de acidez e nem resíduos de produtos de uso veterinário. Com as novas regras, os produtores podem intensificar o controle do leite.