E-mail

haramaq@haramaq.com.br

Telefone

Endereço

RS 135 - Km 34 - Sertão - RS - Brasil

Blog

Como reduzir as perdas de silagem?

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

A ensilagem é um processo fundamental para que o agricultor não dependa apenas das pastagens e das condições climáticas para alimentar seu rebanho. Por isso, muitos têm dúvidas sobre como reduzir as perdas de silagem. Apesar de ser uma atividade simples, é normal haver pontos de perda, que geralmente ficam em torno de 10% a 15%.

Porém, é possível diminuir esse percentual com alguns cuidados simples, diminuindo assim os custos com a alimentação do seu rebanho.

Quais são as causas da perda de silagem?

Para obter uma silagem de qualidade, é preciso que a colheita da forragem seja feita no ponto adequado. Sobre o grão, é importante observar: ele deve estar na fase intermediária de leitoso para farináceo. Nesse ponto, a matéria seca está entre 30% e 35%, que é a mais adequada para o processo de ensilagem. Além disso, é fundamental picar a forragem no tamanho adequado. Apenas cortá-la não é o suficiente.

Quais são os cuidados indicados para reduzir as perdas de silagem?

Inoculação: Essa prática reduz as perdas de matéria seca. São incluídos inoculantes à silagem, ou seja, produtos que possibilitam o aumento do número de colônias de bactérias dentro do silo. Como essas bactérias produzem ácido lático, é garantido a rápida estabilização do material ensilado, resultando em menos perdas.

Fechamento do silo: Quanto menor o tempo de fechamento, mais rápida será finalizada a fase aeróbica do processo, que é a causa das maiores perdas. Por isso, o recomendado é trabalhar com tamanhos de silos adequados à alimentação do rebanho, sem que haja sobras.

Abertura do silo: Estima-se que cerca de 50% das perdas ocorram na etapa de retirada da matéria seca. Na abertura do silo, o contato do ar com o material é inevitável. Mas as perdas são reduzidas quando o processo é feito da forma correta.

A HaramaQ trabalha com vagões misturadores de alta qualidade para facilitar o dia a dia do produtor, e auxiliar na alimentação animal. Fale conosco hoje mesmo.

Clique aqui e leia mais notícias.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Indústria de Máquinas Agrícolas

A HaramaQ é referência na produção de máquinas para pecuária e busca, por meio de novas tecnologias, entregar soluções para tornar o trabalho no campo mais eficiente, ágil e prático.

Contato

WhatsApp

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre a política de privacidade.